Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RN serve de Modelo na Construção de Rede Materno-Infantil



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), realizou durante toda essa semana, em Pau dos Ferros, uma das Oficinas de qualificação pessoal para a Construção da Rede de Atenção Materno-Infantil. O evento contou com a participação das consultoras Marta Barreto e Sônia Souza do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e a presença de gestores e representantes de 36 municípios da região.

A região do Alto Oeste foi escolhida como projeto piloto, para intensificar o trabalho de estruturação da rede. Dentre os vários critérios discutidos, destacam-se as baixas taxas referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e à renda per capta, assim como a necessidade de garantir aos usuários o acesso aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra geograficamente distante da capital do Estado.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o trabalho vem cumprindo, de fato, sua missão. "Estamos formando multiplicadores nesse processo que deverá ser iniciado, em breve, em outras regiões", disse o secretário.

Nessa fase, o trabalho para a construção da rede foi dividido em duas etapas: concentração e dispersão. A primeira delas, reúne todos os envolvidos no processo, dando o suporte técnico. A segunda etapa, a dispersão, vai acontecer no dias 06 e 07 de outubro com o retorno de todos os participantes e os diagnósticos de cada município, através do mapa situacional.
Em parceria com o Banco Mundial, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, vem desenvolvendo propostas que visam fortalecer todas as Redes de Assistência, especificamente, a Rede Materno Infantil, somando-se a Rede Cegonha, implantada pelo Governo Federal. Através do projeto, a equipe vai identificar as necessidades, através da situação epidemiológica e demográfica da região, abrindo as possibilidades de investimentos.

Nos dias 22 e 23 de setembro, vai acontecer em Brasília, a Oficina Nacional de Construção das Redes e será apresentado como modelo o projeto do Rio Grande do Norte a todos os outros estados que também estão em busca da implantação. De acordo com Marta Barreto, do CONASS, o Estado está saindo na frente no processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde.

"O CONASS está junto nesse processo da construção da rede, porque desde o início acreditou no esforço e no trabalho de toda a equipe da Sesap", falou a consultora.
FONTE: SESAP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião