Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Consequências da Perda Dentária


     A nossa dentição é distribuída para termos 32 dentes, no entanto em muitos casos, não há espaço para todos na arcada dentária, nesse caso, deve-se(quando não há espaço) indicar extração do elemento dentário. Acontece que em muitos casos, o paciente quer se ''livrar'' do dente que está doendo, ou está com a estética comprometida, ou mesmo com mobilidade, e aí decide retirá-lo. O fato é que ele, o paciente, muitas vezes não sabe das consequências que a perda dentária(sem indicação) pode ocasionar, são elas:

1. APINHAMENTO DOS DENTES VIZINHOS (DENTES TORTOS)- isso ocorre por que todos os dentes necessitam de uma estabilidade com os vizinhos, e a perda de um deles ocasiona tal fato!
2. PROBLEMAS NA MASTIGAÇÃO - com a falta de alguns elementos dentários, sem dúvida haverá dificuldade na mastigação, consequentemente alguns alimentos não terão a mastigação adequada e acarretará problemas na nutrição!
3. ALTERAÇÕES NA FALA - principalmente quando a perda se dá nos dentes anteriores(frente), a língua fica com mais espaço para projetar-se para frente!
4. ESTÉTICA- sem sombra de dúvida, é um dos fatores que mais pesa neste tema, pois há relatos de pacientes que deixaram de conseguir emprego devida a falta de dentes!
5. QUESTÕES SOCIAIS- Além dos problemas citados, temos ainda a questão social, ou seja o relacionamento com pessoas, trabalho, até as forças armadas exigem uma boa dentição!
                                                     


                                                           SÉRGIO SIQUEIRA

                                                               CRO-RN-2801

2 comentários:

  1. Na prática, o sus promove a perda dos dentes por que o sistema nao funciona! concorda DR?

    ResponderExcluir
  2. Oi karla ,o sus ainda precisa evoluir muito, em se tratando de por a lei(lei orgânica da saúde)em prática, porém, o sus ainda é um bebê, pois só tem 22 anos! alguns aspectos sofreram melhoras, vamos esperar e agir para que nossos governantes ajudem na evolução do SUS!
    abraço!
    Sérgio Siqueira

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião