Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

COCAÍNA - O EMBRIÃO DOS ANESTÉSICOS


    Esta matéria é dedicada a uma das mais importantes invenções da medicina e odontologia contra a DOR, os ANESTÉSICOS, imaginem vocês realizar alguma cirurgia, extração dentária ou qualquer procedimento que envolva a dor....seria, nos tempos de hoje, praticamente impossível. para isso vamos saber mais sobre os ''ANESTÉSICOS"

  • HISTÓRIA: Durante séculos, os nativos das montanhas peruanas vêm utilizando folhas de coca para evitar a fome, aliviar a fadiga(cansaço) e elevar o espírito. O interesse pelas propriedades psicotrópicas da Erythroxylon coca levou ao isolamento da cocaína por Albert Niemann, em 1859, e ao estudo de sua farmacologia por Von Anrep, em 1880. Embora ambos tenham descrito a ação anestésica local da cocaína, o crédito para sua introdução na medicina pertence a Carl Koller, um médico vienense. Em 1884, Koller familiarizou-se com os efeitos fisiológicos da cocaína descrito por Sigmund Freud. Koller reconheceu o grande significado clínico da droga e logo demostrou sua ação no alívio da dor em vários procedimentos oftalmológicos.
    O conhecimento do potencial de reações adversas da cocaína logo acompanhou sua aceitação geral como anestésico local. No entanto, várias mortes atribuídas à cocainização aguda testemunharam o baixo índice terapêutico da droga. A tendência ao abuso da cocaína foi significativamente ilustrada pela autodependência de William Halsted, um pioneiro no bloqueio nervoso regional.
    O uso dos anestésicos dar-se-ão, em linhas gerais, como anestésicos gerais e locais, o uso de anestesia local é indicado para operações simples, que envolvem pequenas áreas, como algumas cirurgias plásticas ou para suturar cortes (dar pontos).
    O uso dos anestésicos gerais é relacionado com cirurgias e intervenções de médio a grande porte como cirurgias ortopédicas, cardíacas, neurológicas etc
    O anestésicos apresentam algumas formas de administração, dentre elas temos, a tópica-creme, tópica-solução oftalmológica, infiltrativa-(agulhas) e sistêmicas!

    Bom gente, como o assunto é muito vasto, em outras postagens abordaremos ainda sobre anestésicos os temas como, mecanismo de ação, reações adversas, indicações, tipos etc....
    Abraço à todos! qualquer dúvida deixe um comentário!

    Sérgio Siqueira
    CRO-RN-2801 

4 comentários:

  1. Afee! se nao fosse anestesia tomaria 1 litro de montila para fazer alguma coisa com o senhor dr!

    ResponderExcluir
  2. Ai Dr. eu axo que vi o senhor tocando bateria no Sancho virei sua fã.

    ResponderExcluir
  3. dr.! uma dúvida! é verdade que algumas pessoas tem alergia a anestesia e pode morrer?

    ResponderExcluir
  4. Realmente, são casos raros,mas existem sim reações anafiláticas com anestésicos, porém são bastante seguros e com uma boa consulta, pode-se evitar a possível reação!


    Sérgio Siqueira

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião